Aprenda a estabelecer metas realistas e factíveis!
- Paula Sousa
- 11 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Geralmente é no final do ano quando mais surgem as reflexões sobre a vida, sobre o que foi conquistado e o que se quer conquistar e alcançar no ano seguinte. Também é comum o sentimento de frustração e angústia por não ter conseguido cumprir as metas estabelecidas previamente.
Então, hoje quero te mostrar onde pode estar o seu erro na construção de metas e como construir metas realistas, aumentando a probabilidade de você conseguir realizá-las.

Na psicologia temos um princípio básico do comportamento que se chama “reforço”. De forma bem didática, o reforço consiste na existência de um estímulo reforçador que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar acontecer. Temos os reforçadores primários, os quais são de natureza biológica e são fundamentais para a sobrevivência da nossa espécie, como, por exemplo, água, comida e sexo. Estes independem de gosto pessoal ou de quaquer individualidade.
Mas, temos também os reforçadores secundários, os quais precisam ser associados com outros estímulos para que aumentem a probabilidade de um comportamento voltar a ocorrer. Neste caso, o estímulo reforçador só é determinado dessa forma após observarmos qual é o efeito dele no comportamento. Sendo assim, o que é um estímulo reforçador para você pode não ser para mim e vice e versa.
Para compreendermos melhor, vou trazer um exemplo de um reforçador social: a atenção. Se eu compartilho algo da minha vida com um amigo e ele presta atenção na minha fala, eu me sinto acolhida e isso aumenta a probabilidade de eu voltar a contar sobre a minha vida para aquele amigo. Dessa forma, a atenção prestada pelo outro foi um estímulo reforçador para o meu comportamento de falar sobre mim.
Ainda, temos reforçadores que são imediatos, como alguém prestar atenção, e temos reforçadores de médio e longo prazo, como, por exemplo, perder peso ou ganhar massa muscular. Quem nos dera se fosse assim, mas comer uma salada em um dia não faz você perder peso de imediato, assim como praticar exercício físico uma semana não faz com que você ganhe massa muscular considerável.
Precisamos de constância e frequência do comportamento para alcançarmos estas metas.
O ponto é que muitas vezes estabelecemos metas e esperamos que os resultados aconteçam de forma imediata. Com essa expectativa irreal, nos frustramos mais rapidamente e até desistimos de persistir na meta.
É preciso encontrar ou até mesmo criar reforçadores imediatos de um comportamento e estimular prazos realistas de resultado.
Por exemplo, sabemos que a atividade física tem um impacto importantíssímo para a saúde mental e a regulação das emoções. Durante a prática é liberado diversos hormônios e neurotransmissores, como, dopamina, serotonina e endorfina, os quais promovem a sensação de bem-estar. Lembrar da sensação de bem-estar e até mesmo sentir ela após a atividade pode ser um estímulo reforçador imediato, que irá te manter mais constante e frequente. Isso te ajudará a persistir e a alcançar os reforçadores de médio e longo prazo, como, a perda de peso e o ganho de massa muscular.
Pensando em todo este contexto, para desenvolver metas realistas e factíveis:
Tenha claro para você qual é a sua meta e quais são os valores envolvidos. Como e por que ela é importante para você? Lembrar disso nos momentos difíceis aumenta a sua motivação em persistir.
Quebre a sua meta em pequenos passos e encontre formas de mensurar. Leve em consideração o seu contexto de vida. Quanto tempo será necessário para concluir esta meta? A mensuração é fundamental para reconhecer pequenos passos, isso pode ser um estímulo reforçador para você.
Associe suas metas a comportamentos que precisam ser feitos. Do contrário ela fica muito abstrata, dificultando você saber por onde começar e até mesmo atrapalhando o seu engajamento. Por exemplo: Meta abstrata = Economizar dinheiro x Meta factível = Economizar y dinheiro por semana/mês/ano.
Espero que este conteúdo tenha te ajudado a começar o seu ano de 2024 se preparando e colocando em prática comportamentos que te aproximam de suas metas!
Comentários