Psicoterapia on-line, funciona?
- Paula Sousa
- 20 de out. de 2023
- 2 min de leitura
A psicoterapia on-line pode causar certa estranheza para alguns, dúvidas sobre como funciona, o quão seguro é, e se é realmente tão eficaz quanto a psicoterapia presencial. Neste texto vou responder todas essas questões.

A prática desta modalidade de atendimento já era regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), porém, foi durante e após a pandemia do Covid-19 que muitos profissionais tiveram o conhecimento e a oportunidade de ingressar na prática clínica on-line. A Resolução CFP nº 04/2020, flexibilizou a Resolução CFP nº 11/2018 com o objetivo justamente de manter o atendimento à população no período de isolamento. E desde então, a prática tem se mantido presente.
Diversas pesquisas têm sido realizadas com o intuito de compreender a eficácia do tratamento psicológico de forma on-line, e os resultados mostram que a eficácia se mantém, seja em atendimento na modalidade on-line ou presencial. É claro que existem algumas peculiaridades, diferenças e algumas vantagens também no formato on-line, como, o fácil acesso ao profissional, a diminuição dos custos com a mobilidade, ganho de tempo e até mesmo, uma maior receptividade por parte de alguns pacientes.
Sim, há pacientes que se sentem mais confortáveis em realizar o atendimento on-line. Estar em um ambiente seguro, que se sinta confortável para compartilhar suas questões é extremamente importante, e muitas vezes, ter isso em sua própria casa pode ser um fator que proporciona uma melhor experiência ao paciente. O uso de técnicas on-line tem se mostrado adequado e efetivo também para pessoas introvertidas, com transtornos de ansiedade, transtorno dismórfico corporal e/ou fobia social, os quais podem se beneficiar de forma considerável no tratamento.
Dessa forma, o atendimento on-line:
Promove um setting terapêutico adequado, que seria o contexto em que a relação terapêutica se desenvolve, por meio do espaço de escuta e acolhimento, a forma como o profissional se porta, a sua entonação e tom de voz.
A relação terapêutica também é desenvolvida de forma consistente e efetiva, visto que sua construção depende mais da habilidade do profissional e da motivação do paciente, do que do aparelho que media esse contato.
A flexibilidade de dias, horários e formatos também são um benefício desta prática, mantendo sempre a ética profissional e o sigilo, prezando pelo conforto do paciente.
Espero que eu tenha conseguido desmistificar algumas questões sobre o atendimento on-line. E, se ainda depois de ler esse texto, você preferir pela psicoterapia presencial, está tudo bem. A sua saúde mental em primeiro lugar, independente do formato, escolha o que você se sentir mais confortável!
Comentários