Todo mundo precisa de terapia?
- Paula Sousa
- 20 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2023
A psicoterapia é uma prática profissional realizada por psicólogos e consiste em um processo de aprendizagem. O paciente vai aprender sobre si mesmo, sobre suas relações e sobre o mundo. Irá aprender a identificar emoções, pensamentos, comportamentos e situações que lhe geram sofrimento, assim como, desenvolverá habilidades para lidar com suas questões de forma cada vez mais saudável.

É um processo onde o paciente será acolhido e ouvido sem julgamentos pelo psicólogo, o qual irá avaliar, compreender e realizar intervenções com o objetivo de promover uma melhor saúde mental, melhor qualidade de vida e amenizar o sofrimento.
A psicoterapia é um dos fatores que propiciam uma melhora da saúde mental, podendo oferecer benefícios para todos que a fazem. Mas, não é a única responsável. A saúde mental é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado complexo de bem estar físico, mental e social. Isso significa que para além da terapia, fatores fisiológicos, sociais, diagnóstico de doenças e transtornos mentais, assim como, a possibilidade ou não de realizar tratamentos adequados influenciam também na saúde mental.
De toda forma, os benefícios da psicoterapia são inúmeros, como, gerenciamento das emoções, gerenciamento de situações de conflito, melhora das relações interpessoais, adaptação a novas situações e mudanças de vida, desenvolvimento de resiliência, construção e manutenção de relacionamentos saudáveis, entre outros. Assim, ter uma boa saúde mental consiste na habilidade de lidar com o estresse, conflitos, tensões e emoções negativas de forma saudável.
Dito isso, algumas pessoas ao longo da vida, a partir de seu contexto social, de suas relações e experiências, desenvolvem o que chamamos de auto eficácia - habilidade de resolver problemas - e, muitas vezes, não precisam de terapia, pois possuem as habilidades práticas e emocionais para lidar com suas questões e gerenciar suas emoções e comportamentos.
Então, não. Nem todo mundo precisa de terapia.
Assim como, nem todo mundo precisa de um cardiologista. Nem todo mundo precisa de um nutricionista. Nem todo mundo precisa de um advogado. Mas, podemos precisar em algum momento da vida e a partir dessa necessidade buscamos o profissional adequado.
A psicoterapia pode ser benéfica para todos, mas ainda assim é também um tratamento em saúde. Dessa forma, as pessoas que precisam de terapia são aquelas com o diagnóstico de algum transtorno mental, ou que, mesmo sem preencher critério para qualquer diagnóstico, apresentam um nível de sofrimento intenso que prejudica de forma significativa a qualidade de vida, as relações interpessoais, as atividades laborais e atividades de lazer.
Seja qual for o caso, você não precisa passar por isso sozinho.
Existe tratamento, existe amenização do sofrimento e melhora da qualidade de vida!
Comentários